Contatos para informações

FACEBOOK: http://www.facebook.com/totustuus.vocacaoconsagrada

Formação de alguns Sacerdotes amigos

Atrações que já confirmaram presença em nossa 1º Festa do Santo Lenho que será em Setembro (dias 13-15 - Capela Nossa Senhora da Rosa Mística / dia 16 - Encerramento no Recinto de Exposições). Shows, Ação social, stands de formação familiar, formação profissionalizante, oficinas infantis,parque gratuito, Praça de alimentação, Cristoteca, Djs, Esportes Radicais,Procissão motorizada, Teatro, dança, poesia, exposição de quadros e esculturas, stands de Paróquias, pastorais e comunidades, todos unidos pelo Preciosíssimo Sangue do Senhor Jesus com Maria aos pés da Santa Cruz

Em Breve estaremos postando a rede de Hotéis para maior comodidades dos participantes de fora da cidade.

Vamos viver essa expectativa Juntos pelo Sangue de Jesus Cristo contido no ventre da Santíssima Virgem, passando pelo ensinamento e mistério da Cruz e vivido hoje na Sagrada Eucaristia.


FAÇAM SUAS CARAVANAS E VENHAM VIVER ESSE MOMENTO ESPECIAL DE ORAÇÃO CONOSCO!!!


AJUDE-NOS A DIVULGAR ESSE BLOG E QUE CADA PESSOA POSSA CONOSCO INTERCEDER PELA GRAÇA DE DEUS, O SANGUE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO,A PROTEÇÃO DA SANTÍSSIMA VIRGEM E DOS SANTOS ANJOS

SEJA SEGUIDOR PARA ESTAR ACOMPANHANDO MELHOR NOSSAS ATIVIDADES.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Conheçam melhor o Apostolado Maria aos pés da Santa Cruz

Maria acariciando o rosto de seu Filho Jesus.

BENÇÃO COM A RELÍQUIA DA SANTA CRUZ PARA GESTANTES, FILHOS E ENFERMOS. DISTRIBUIÇÃO DAS PÍLULAS DE FREI GALVÃO.

APOSTOLADO DE ORAÇÃO MARIA AOS PÉS DA SANTA CRUZ
Zelando pelos filhos de Deus desde a concepção até o momento de entrega-los a Deus. Tal qual Maria que zelou por teu Filho desde o anúncio do anjo até a entrega na Cruz.
Esse Apostolado teve seu carisma aprovado por Dom Raymundo Damaceno Assis em 14 de abril de 2008, o qual celebrou a primeira missa do Apostolado e deixou a guarda da relíquia da Santa Cruz de Cristo com o Apostolado Maria aos pés da Santa Cruz.
O Apostolado Maria aos pés da Santa Cruz é contemplativo e tem como carisma o reflexo da alma de Maria em nossa alma, da mãe que cuidou do filho desde o anúncio até a cruz, por esse carisma ser definido aos pés da cruz, nós escravos que somos,peregrinamos com o Santo Lenho nas casas, grupos de oração, etc.
O Santo Lenho é exposto todo primeiro sábado de cada mês na missa mensal do Apostolado, onde todos podem receber uma benção especial dada para os, filhos, gestantes e enfermos.E onde é também distribuida as pílulas de Frei Galvão.
Antes da missa é rezado o Santo Terço, e logo após a missa tem um louvor de ação de graças com orações coletivas, individuais e a oração de adoração e consagração a Santa Cruz.
A missa é todo o primeiro sábado de cada mês, às 15:00hs, na capela do Hospital e maternidade Frei Galvão, na cidade de Guaratinguetá, estado de São Paulo.
A oração do Santo Terço é meia hora antes e o louvor depois da celebração.

O carisma tem como aplicação, 3 missões, a zeladoria ás famílias, a zeladoria aos filhos e a zeladoria aos sacerdotes,religiosos e religiosas.
Quando uma mãe está com um filho enfermo, ela recapitula toda a sua história com aquela criança. O mesmo aconteceu com Maria aos pés da Cruz, todas as lembranças foram revividas intensamente em seu coração. Por esse motivo foi dado esse nome, pois nossa meta é através da oração tentarmos reconstituir os conceitos mais sublimes da família, da maternidade, da paternidade, do amor fraterno e filial. São pais rezando para filhos, para que eles através de sua característica própria de criança e da pureza que Deus lhes deu possa fazer a alma dos adultos voltarem a sua raiz que é o colo do Pai e refletirem o melhor de si aos outros. Por isso unidos em interseção nos colocamos aos pés da Cruz com Maria para assumirmos uma maternidade espiritual pelas famílias, pelos filhos e pelos sacerdotes(religiosos, religiosas e vocacionados )

1º PARTE : Estruturação do Apostolado de oração

* Definição

O nome foi inspirado em relação ao ponto máximo da maternidade de Maria, no momento em que Ela se colocava aos pés da Cruz de Cristo. Presenciava sua dor acolhia seu santo corpo e o entregava para ser sepultado, ao mesmo tempo em que recapitulava como um filme diante de seus olhos toda sua trajetória de mãe:

I. O anúncio do anjo, seu sim;

II. O crescimento de Jesus em seu ventre, suas conversas com o Santo feto, os pulos em sua barriga, as carícias;

III. O nascimento, os primeiros cuidados;

IV. Os primeiros passos, as dificuldades maternas, os conselhos, os ensinamentos, o conforto, a obediência, toda a afetividade de uma pessoa cuja missão foi ser mãe;

V. Mãe que nesse momento tão difícil de sofrimento e dor, conseguia ser dócil.

Por isso, a raiz do Apostolado está na junção de nossas almas a de Maria. Tornar nossas almas esposas fiéis, para aprendermos a exemplo de Maria, o verdadeiro cuidado e atenção maternal que devemos ter com nossos filhos.

O Apostolado foi inspirado de forma que pais se tornem grandes intercessores e guardiões, fecundos na fé e no cuidado com seus filhos, tornando-se sagradas famílias distribuídas pelo mundo. Homens e mulheres desempenhando seus verdadeiros papéis de pais zelosos em seus lares, gerando assim uma vida nova, restaurados e em comunhão com o Pai.

".. até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo" (Efésios 4:13).

* Histórico

O Apostolado foi inspirado de forma natural e não premeditada. Em contato com a relíquia do Santo Lenho, em 08 (oito) meses de orações contínuas em clima recluso e contemplativo, reuniões diárias para orações, leitura da Sagrada Escritura e de alguns escritos de Santos abaixo relacionados, foi delineando esse projeto, sob orientação do Padre Lucas do Mosteiro de Belém, denominado Apostolado de Oração.

Os integrantes envolvidos, com docilidade em compreender a vontade de Deus resultou em toda essa estrutura, que será detalhada mais a seguir.

As vidas dos Santos, seus escritos, juntamente com a Sagrada Escritura foram conduzindo para a espiritualidade e delineando a característica do carisma dos membros deste Apostolado.

Inicialmente a união com o Sagrado Coração de Jesus e com o Puríssimo Coração de Maria em oração e reparação pelas dores dos pecados do mundo, entendendo com íntima pureza de criança a Grande Promessa, penetrando na leitura de todos os seus insondáveis mistérios, na plenitude de Sua misericórdia, do Seu Amor infinito. Como o evangelista São João: “ Ele que, junto a Maria Santíssima fez-se presente aos pés da Santa Cruz; representando toda a humanidade, recebeu das mãos de Jesus sua mãe Maria. A Mãe de Deus, naquele momento, era a ele confiada como Mãe de todos os homens.

Em seguida a condução a santidade de São José e de seu reflexo paternal dentro do lar, verdadeiramente pai na condução de sua família-igreja, no ensino das verdades eternas, no zelo pelas coisas de Deus, no cuidado com o Senhor Eucarístico, na correção dos faltosos e na caridade para com todos .

Depois com as influências dos Santos carmelitas: São João da Cruz e Santa Tereza d’Ávila, influenciando a leitura, ao despertar de todo o amor a Deus, de forma profunda e contemplativa; a transformação em almas esposais, mostrando assim a vida de ascese e cada vez mais levando a comunhão, adoração, meditação, contemplação, missão e ação. Os Santos, em seus escritos, tem sempre presente levar as almas a Deus. E subjetivamente uni-las a Ele por amor, quer dizer, deseja levar a transformação perfeita em Deus por amor o quanto é possível nesta vida seguindo-se a Jesus Cristo. Seu raciocínio demonstra nossa pequenez e o desejo de uma busca cada vez mais intensa a Deus, em nossa alma, em nosso coração, no nosso dia-a-dia, no nosso lar e com todas as pessoas que nos rodeavam.

“A alma que verdadeiramente ama a Deus não deixa de fazer o que pode para achar o Filho de Deus, seu Amado. Mesmo depois de haver empregado todos os esforços, não se contenta e julga não ter feito nada.” ( São João da Cruz)

Aprendendo e compreendendo sobre a docilidade para aceitar a Providência e o Plano de Deus com as alegrias e sofrimentos. Neste processo aconteceram as inspirações das orações dos terços de libertação, em uma visita a capela do Santíssimo Sacramento.

E em seguida a inspiração das orações dos terços para as crianças. Um terço não convencional, mas figurativo, com características de anjinhos, com a finalidade de serem os primeiros contatos que os bebês passam a ter de forma mística com o plano de Deus.

Estendendo a todos, aos que já são despertos a Deus e aos mais leigos na fé.

Deste modo, o Apostolado se desenvolve para mergulhar em águas mais profundas.

As leituras dos escritos sobre Santa Margarida Maria, conduziu ao amor e respeito aos sacerdotes, ao valor das vocações e submissão e obediência a Santa Igreja juntamente com Santa Catarina de Siena.

E por fim, através da estrutura que se formara no Apostolado chegou-se a Santa Teresinha do Menino Jesus, o ensinamento mais marcante: a simplicidade, a magnanimidade e a mais profunda alegria, mesmo sob as mais rigorosas provações. Sabedoria e força, com doçura, inspirando o carisma do Apostolado, dentro dos princípios particulares de Amor a Deus; cortando o extraordinário, assumindo nossa pequenez em meio à Misericórdia de Deus, trazendo a vivência e a direção para a humildade, submissão, obediência e amor ao próximo.

PRINCÍPIOS PARTICULARES

AMOR DE DEUS

I. Saber que "a perfeição cristã consiste essencialmente no amor de Deus e do próximo";

II. Procurar fazer todas as ações, as mais pequenas, por amor;

III. Não fazer caso das consolações, devendo amar a Deus para causar prazer a Ele e não a nós;

IV. Nas securas espirituais timbrar em dizer a Jesus que o ama, mesmo sem o sentir;

V. Esforçar por amar a Deus com exclusividade, isto é, não admitir neste amor mescla de outro amor.

Ensinando a orar:

· Nos momentos de alegria, agradecimento e louvor;

· Nos momentos de dúvida ou incerteza;

· Nos momentos de tristeza, aparente fracasso e decepção

· Nos momentos de espera ( tempo de Deus).

* Meta

Com a valorização do amor ao próximo, do amor a Igreja e aos mais necessitados de uma verdadeira fé, o Apostolado passa a ter a meta missionária que consiste na condução do ser humano ao aconchego dos braços do Pai, através da ternura materna de Maria.

2º PARTE : Prática do Apostolado

O Apostolado Maria aos pés da Santa Cruz tem raízes bíblicas, eclesiais, fundamentação teológica, oração e apostolado. Vários itens ainda estão em fase de aprovação (exemplo: as orações próprias em fase de imprimatur). Mas com o carisma já aprovado por nosso Arcebispo nós podemos exercer grande parte de nosso trabalho

Os membros do núcleo mãe procuram dentro do carisma exercer em sua vidas

· Oferecimento diário a Nosso Senhor pelo ensinamento de Maria e invocação do Preciosíssimo Sangue sobre todas as situações;

· Vivência da eucarística se possível diária;

· Adoração ao Santíssimo semanal ou visitas constantes durante a semana (como a disponibilidade do membro permitir)

· Passio Domini (em alguma ordem praticante próxima) ou uma reclusão interior de silêncio com o mesmo propósito quando possível dentro da situação de vida que se encontram os membros.

· Santa Missa com o carisma do Apostolado

· Consagração e confirmação anual ao Apostolado, Santíssima Virgem através do tratado da verdadeira devoção, consagração á São José, aos Santos Anjos e ao preciosíssimo Sangue.

· Devoção ao Preciosíssimo Sangue e Exaltação a Santa Cruz através da peregrinação do Santo Lenho;

· Um processo de zeladoria através de oração em família

· Um processo de zeladoria em oração pelos filhos

· Um processo de zeladoria pelos sacerdotes, religiosos, religiosas e vocacionados através de uma vida de penitência e oração

· Sintonia com o Papa, os ensinamentos da Igreja e dos Santos e obediência ao nosso Arcebispo que nos orienta

· Devoção ao Divino Espírito Santo e propagação da fé nas circunstâncias que são colocadas aos pés da Cruz.

Para a vida apostólica:

· Os membros auxiliares tem autorização para exercer as regras de vida do núcleo mãe ou parte delas a medida que seus corações indicarem( as regras de vida do núcleo mãe não são impostas aos membros auxiliares )

· Os membros auxiliares tem como regra de vida a presença nas missas mensais, reuniões trimestrais, estudos das apostilas de formações mensais, adoração em grupo trimestral juntamente ás reuniões e uma oração de sua devoção feita diariamente em família. (todas as regras existem suas exceções em alguns casos. Ex: enfermos com dificuldades de locomoção)

· Os membros auxiliares fazem sua oração de compromisso sempre na presença do Santíssimo e de um sacerdote como testemunha, tal qual as consagrações do núcleo mãe.Essa oração é renovada anualmente

· Eles possuem também formação sólida das zeladoras e zeladores (espiritual, bíblica, litúrgica, apostólica), através de: Reuniões de formação trimestral, reflexão, palestras,grupos,adoração com o carisma do apostolado em união aos membros e formação junto aos sacerdotes que acompanham o Apostolado através da internet.
Ação Pastoral:

Atuação: procurando atingir as famílias através da peregrinação do Santo Lenho em grupos de oração, lares,hospitais e igrejas em parceria com os devidos párocos, eventos e vivência cristã:

Irradiação da vida cristã no meio-ambiente, pelo testemunho de vida e pela palavra.Unindo um povo de fé aos pés da cruz através da união de carismas de grupos e membros que na maioria das vezes participam de outras pastorais.Isso só é possível devido o efeito “camaleão” que o Apostolado exerce de tal forma que não é possível muitas vezes focar nos membros e sim na essência e na presença física do calvário que levamos (Santo Lenho), levando as pessoas a terem um encontro pessoal com Deus e um encontro em uma vida de ascese.

Espiritualização a comunidade:

· estimular orações em família transplantando essa espiritualidade á vida, trazendo assim um melhor conforto espiritual e melhor convivência em família. Fazerem as pessoas assumirem uma maternidade ou paternidade espiritual

· Adoração ao Santíssimo

· Santa missa antecedida pela oração do Santo Terço

· Grupos de oração

· Visita aos enfermos

· Missas de corpo presente a membros quando possível e entes queridos

· Desenvolvimento direcionado ás crianças nos lares, terços e nas missas