BENÇÃO COM A RELÍQUIA DA SANTA CRUZ PARA GESTANTES, FILHOS E ENFERMOS. DISTRIBUIÇÃO DAS PÍLULAS DE FREI GALVÃO.
1º PARTE : Estruturação do Apostolado de oração
Definição
I. O anúncio do anjo, seu sim;
II. O crescimento de Jesus em seu ventre, suas conversas com o Santo feto, os pulos em sua barriga, as carícias;
III. O nascimento, os primeiros cuidados;
IV. Os primeiros passos, as dificuldades maternas, os conselhos, os ensinamentos, o conforto, a obediência, toda a afetividade de uma pessoa cuja missão foi ser mãe;
V. Mãe que nesse momento tão difícil de sofrimento e dor, conseguia ser dócil.
Por isso, a raiz do Apostolado está na junção de nossas almas a de Maria. Tornar nossas almas esposas fiéis, para aprendermos a exemplo de Maria, o verdadeiro cuidado e atenção maternal que devemos ter com nossos filhos.
O Apostolado foi inspirado de forma que pais se tornem grandes intercessores e guardiões, fecundos na fé e no cuidado com seus filhos, tornando-se sagradas famílias distribuídas pelo mundo. Homens e mulheres desempenhando seus verdadeiros papéis de pais zelosos em seus lares, gerando assim uma vida nova, restaurados e em comunhão com o Pai.
".. até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo"
(Efésios 4:13).
Histórico
Os integrantes envolvidos, com docilidade em compreender a vontade de Deus resultou em toda essa estrutura, que será detalhada mais a seguir.
As vidas dos Santos, seus escritos, juntamente com a Sagrada Escritura foram conduzindo para a espiritualidade e delineando a característica do carisma dos membros deste Apostolado.
Inicialmente a união com o Sagrado Coração de Jesus e com o Puríssimo Coração de Maria em oração e reparação pelas dores dos pecados do mundo, entendendo com íntima pureza de criança a Grande Promessa, penetrando na leitura de todos os seus insondáveis mistérios, na plenitude de Sua misericórdia, do Seu Amor infinito. Como o evangelista São João: “ Ele que, junto a Maria Santíssima fez-se presente aos pés da Santa Cruz; representando toda a humanidade, recebeu das mãos de Jesus sua mãe Maria. A Mãe de Deus, naquele momento, era a ele confiada como Mãe de todos os homens.
Depois com as influências dos Santos carmelitas: São João da Cruz e Santa Tereza d’Ávila, influenciando a leitura, ao despertar de todo o amor a Deus, de forma profunda e contemplativa; a transformação em almas esposais, mostrando assim a vida de ascese e cada vez mais levando a comunhão, adoração, meditação, contemplação, missão e ação. Os Santos, em seus escritos, tem sempre presente levar as almas a Deus. E subjetivamente uni-las a Ele por amor, quer dizer, deseja levar a transformação perfeita em Deus por amor o quanto é possível nesta vida seguindo-se a Jesus Cristo. Seu raciocínio demonstra nossa pequenez e o desejo de uma busca cada vez mais intensa a Deus, em nossa alma, em nosso coração, no nosso dia-a-dia, no nosso lar e com todas as pessoas que nos rodeavam.
“A alma que verdadeiramente ama a Deus não deixa de fazer o que pode para achar o Filho de Deus, seu Amado. Mesmo depois de haver empregado todos os esforços, não se contenta e julga não ter feito nada.” ( São João da Cruz)
Aprendendo e compreendendo sobre a docilidade para aceitar a Providência e o Plano de Deus com as alegrias e sofrimentos. Neste processo aconteceram as inspirações das orações dos terços de libertação, em uma visita a capela do Santíssimo Sacramento.
E em seguida a inspiração das orações dos terços para as crianças. Um terço não convencional, mas figurativo, com características de anjinhos, com a finalidade de serem os primeiros contatos que os bebês passam a ter de forma mística com o plano de Deus.
Estendendo a todos, aos que já são despertos a Deus e aos mais leigos na fé.
Deste modo, o Apostolado se desenvolve para mergulhar em águas mais profundas.
As leituras dos escritos sobre Santa Margarida Maria, conduziu ao amor e respeito aos sacerdotes, ao valor das vocações e submissão e obediência a Santa Igreja juntamente com Santa Catarina de Siena.
E por fim, através da estrutura que se formara no Apostolado chegou-se a Santa Teresinha do Menino Jesus, o ensinamento mais marcante: a simplicidade, a magnanimidade e a mais profunda alegria, mesmo sob as mais rigorosas provações. Sabedoria e força, com doçura, inspirando o carisma do Apostolado, dentro dos princípios particulares de Amor a Deus; cortando o extraordinário, assumindo nossa pequenez em meio à Misericórdia de Deus, trazendo a vivência e a direção para a humildade, submissão, obediência e amor ao próximo.
PRINCÍPIOS PARTICULARES
AMOR DE DEUS
I. Saber que "a perfeição cristã consiste essencialmente no amor de Deus e do próximo";
II. Procurar fazer todas as ações, as mais pequenas, por amor;
III. Não fazer caso das consolações, devendo amar a Deus para causar prazer a Ele e não a nós;
IV. Nas securas espirituais timbrar em dizer a Jesus que o ama, mesmo sem o sentir;
V. Esforçar por amar a Deus com exclusividade, isto é, não admitir neste amor mescla de outro amor.
Ensinando a orar:
· Nos momentos de alegria, agradecimento e louvor;
· Nos momentos de dúvida ou incerteza;
· Nos momentos de tristeza, aparente fracasso e decepção
· Nos momentos de espera ( tempo de Deus).
Meta
2º PARTE : Prática do Apostolado
O Apostolado Maria aos pés da Santa Cruz tem raízes bíblicas, eclesiais, fundamentação teológica, oração e apostolado. Vários itens ainda estão em fase de aprovação (exemplo: as orações próprias em fase de imprimatur). Mas com o carisma já aprovado por nosso Arcebispo nós podemos exercer grande parte de nosso trabalho
Os membros do núcleo mãe procuram dentro do carisma exercer em sua vidas
· Oferecimento diário a Nosso Senhor pelo ensinamento de Maria e invocação do Preciosíssimo Sangue sobre todas as situações;
· Vivência da eucarística se possível diária;
· Adoração ao Santíssimo semanal ou visitas constantes durante a semana (como a disponibilidade do membro permitir)
· Passio Domini (em alguma ordem praticante próxima) ou uma reclusão interior de silêncio com o mesmo propósito quando possível dentro da situação de vida que se encontram os membros.
· Santa Missa com o carisma do Apostolado
· Consagração e confirmação anual ao Apostolado, Santíssima Virgem através do tratado da verdadeira devoção, consagração á São José, aos Santos Anjos e ao preciosíssimo Sangue.
· Devoção ao Preciosíssimo Sangue e Exaltação a Santa Cruz através da peregrinação do Santo Lenho;
· Um processo de zeladoria através de oração em família
· Um processo de zeladoria em oração pelos filhos
· Um processo de zeladoria pelos sacerdotes, religiosos, religiosas e vocacionados através de uma vida de penitência e oração
· Sintonia com o Papa, os ensinamentos da Igreja e dos Santos e obediência ao nosso Arcebispo que nos orienta
Para a vida apostólica:
· Os membros auxiliares tem autorização para exercer as regras de vida do núcleo mãe ou parte delas a medida que seus corações indicarem( as regras de vida do núcleo mãe não são impostas aos membros auxiliares )
· Os membros auxiliares tem como regra de vida a presença nas missas mensais, reuniões trimestrais, estudos das apostilas de formações mensais, adoração em grupo trimestral juntamente ás reuniões e uma oração de sua devoção feita diariamente em família. (todas as regras existem suas exceções em alguns casos. Ex: enfermos com dificuldades de locomoção)
· Os membros auxiliares fazem sua oração de compromisso sempre na presença do Santíssimo e de um sacerdote como testemunha, tal qual as consagrações do núcleo mãe.Essa oração é renovada anualmente
Atuação: procurando atingir as famílias através da peregrinação do Santo Lenho em grupos de oração, lares,hospitais e igrejas em parceria com os devidos párocos, eventos e vivência cristã:
Espiritualização a comunidade:
· estimular orações em família transplantando essa espiritualidade á vida, trazendo assim um melhor conforto espiritual e melhor convivência em família. Fazerem as pessoas assumirem uma maternidade ou paternidade espiritual
· Adoração ao Santíssimo
· Santa missa antecedida pela oração do Santo Terço
· Grupos de oração
· Visita aos enfermos
· Missas de corpo presente a membros quando possível e entes queridos
· Desenvolvimento direcionado ás crianças nos lares, terços e nas missas